N. 459 | Novembro de 2023

Patrimônio Cultural

Conjunto de todos os bens, manifestações populares, cultos e tradições materiais e imateriais  portadores de referência à identidade, à ação, à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira.

Memória e patrimônio afro-brasileiro em território quilombola: a tônica da preservação no Quilombo de Buri, em Pedrão-BA

Candeias, Adiane dos Santos

Viola de cocho: delineamentos sobre patrimonialização e musealização

Souza, Celeste Crispina Melo de

De engenho à museu: um estudo do processo de criação do museu do Recôncavo Wanderley Pinho

Rodriguez, Mariana Cerqueira

Filosofia da Educação

Campo da filosofia que se ocupa da reflexão acerca dos processos educativos, sistemas educativos,  sistematização de métodos didáticos. Consiste em fazer um acompanhamento crítico dos processos, além de explicitar os seus fundamentos e avaliar o significado das soluções escolhidas no campo.

Outramente Paulo: palavra e representação na teoria de Freire

Silva, Pedro Augusto de Castro Buarque

Os conceitos de ação e educação em Hannah Arendt: distinções necessárias para uma relação possível

Souza, Mariana Valdelice de Jesus

Por uma aprendizagem transformativa: contribuições de uma investigação conceitual para uma educação em ciências crítica e reconstrutiva

Santos, Vanessa Carvalho dos

Pintura

Técnica de aplicação de pigmentos em forma líquida para colorir uma superfície . Pode ser um papel, uma pedra, uma parede, o próprio corpo, etc. É uma manifestação artística presente na história há séculos.

A Escola de Belas Artes da Bahia: pintores esquecidos e consagrados 1889-1950

Silva, Anderson Marinho da

O Ser e o mundo: a pintura e o enigma da visão

Saievicz, Maria

Floresta Negra: a remixabilidade no encontro da pintura a óleo com o digital.

Santos, Anderson Pereira Silva dos

Incêncio Florestal

Propagação sem controle de fogo em áreas florestais e de savana (cerrados e caatingas). Normalmente ocorre com frequência e intensidade nos períodos de estiagem e está intrinsecamente relacionada com a redução da umidade ambiental, mas pode também ter variáveis antrópicas.

Recomendações gerais para manejo integrado do fogo em unidades de conservação com mata atlântica na Bahia

Bahia, Nina Couto

A influência de características da paisagem na dinâmica de incêndios florestais na Mata Atlântica costeira da Bahia

Patrocínio, Letícia Rizzetto